Os principais tipos de argila e seus benefícios para a pele

Os benefícios de cada tipo de argila

A argila é simplesmente um dos meus produtinhos de beleza favoritos! Depois de usar sinto a pele mais viçosa e uniforme instantaneamente. Mas os benefícios, que vão muito além disso, também são vistos a longo prazo.

Composta por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água, a argila limpa, esfolia, ameniza manchas suaves, ativa a circulação superficial e tem propriedades secativas.

Leia também: Como fazer um esfoliante caseiro em segundos
Mas para obter os melhores resultados você deve escolher a mais adequada para seu tipo de pele. E é pra te ajudar nessa decisão que eu vim contar um pouquinho mais sobre cada uma hoje.

 

BRANCA

Máscara de argila branca
foto: Zenspa1

A argila branca tem um pH mais próximo ao da pele e é considerada mais leve de todas elas. Seu maior benefício é promover o clareamento de manchas. Também absorve a oleosidade sem desidratar, possui ação suavizante, cicatrizante e tensora (branda). Pode ser usada por todos os tipos de pele, mas é principalmente indicada para peles sensíveis e desidratadas.

 

VERDE

Argila verde

A melhor para peles oleosas e com acne pois tem ação adstringente, secativa, bactericida, analgésica, tonificante, estimulante e cicatrizante. Ajuda a controlar a oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, auxiliando a retardar o envelhecimento. Além disso, é um esfoliante natural, o que ajuda a suavizar manchinhas pois favorece a cicatrização e recomposição dos tecidos. É a que possui a maior diversidade de elementos e portanto, de benefícios também.

 

VERMELHA

Argila vermelha em pó

Rica em óxido de ferro e cobre, a argila vermelha auxilia na respiração das células. Esses nutrientes mantêm a pele hidratada e com elasticidade, ajudando a reduzir linhas de expressão. Tem propriedades antiestressantes e estimulantes (estimula a circulação sanguínea) o que a torna ótima para peles sensíveis e rosadas e também para peles mais maduras.

Também é muito usada no corpo, já que um dos seus principais benefícios é proporcionar a redução de medidas.

 

PRETA

Argila facial pretafoto: Medical image created by Senivpetro – Freepik.com

Também conhecida como lama vulcânica, é a mais nobre devido à sua raridade. Tem elevado teor de silício, alumínio e titânio e baixo percentual de ferro. É utilizada como anti-inflamatório, cicatrizante e, principalmente, desintoxicante. É indicada para peles altamente oleosas. Além dos benefícios cosméticos também é muito usada no tratamento de doenças como reumatismo e sinusite.

 

ONDE ENCONTRAR

Você pode comprar argila em pó em casas de produtos naturais e misturar com água, água termal, óleos. Mas também é possível encontrar a argila já pronta pura ou como ingrediente em diversos cosméticos. Veja algumas sugestões:

Produtos com argila na composição

1. Máscaras de argila branca (clareadora), vermelha (antissinais), preta (regeneradora) e verde (antiacne) – Quintal

2. Trio de sabonetes NativaSPA Argiloterapia, 100G cada

3. Máscara Facial Iluminadora Korres Argila Branca 30g

4. Máscara Purificadora Ahava 100 ml (Mineirais do Mar Morto)

5. Máscara Facial Mineral De Argila Vichy Purificante Para Poros 2x6ml

6. Máscara De Argila Verde Ideal 300g – Produtos Ideal

 

COMO USAR

Eu utilizo uma máscara de argila verde 2 vezes por semana, mas a frequência de uso varia de acordo com o tipo de pele e a necessidade. Não é recomendado usar argila pura mais do que isso. O ideal é entre uma vez por semana e a cada quinze dias.

Já os produtos com argila como ingrediente devem ser usados conforme indicação de cada embalagem, alguns são liberados para uso diário.

 

Beijos, Giulianna



Deixe uma resposta