Krav Magá – Defesa pessoal que queima até 800 calorias por aula

Mulher treinando Krav Maga

Recentemente postei no Instagram (@ahseamodapega) que estava praticando Krav Maga e algumas pessoas ficaram curiosas a respeito – ainda mais quando falei que uma aula pode queimar em média cerca de 800kcal (!!!). Como eu sei que muita gente nunca nem ouviu falar, resolvi vir contar um pouco pra vocês sobre essa técnica de defesa pessoal que vem conquistando cada dia mais adeptos e o que eu estou achando de praticar.

Leia também: Reeducação alimentar – Minha experiência e resultados

Krav Maga significa “combate de contato” e trata-se de um sistema israelense de combate corpo a corpo que envolve técnicas de luta, torções, defesa contra armas, bastões, facas, agarramentos e golpeamentos. Não é esporte ou arte marcial, é técnica que visa auto-defesa em situações de perigo real. Sem movimentos coreografados, preocupação estética ou regras, baseia-se em movimentos que visam atingir pontos sensíveis do adversário. O objetivo não é uma medalha ou troféu, é voltar para casa em segurança.

Criadas pelo húngaro-israelense Imi Lichtenfeld em Bratislava na década de 1930, as técnicas tinham o objetivo de defender o quarteirão judeu do ativismo anti-semita da época. Com a imigração de seu criador para Israel nos anos 1940, foram fornecidas para as Forças de Defesa do país, de onde ficaram conhecidas. Desde então têm sido aperfeiçoadas para ambas aplicações, civis e militares.


COMO FUNCIONAM AS AULAS

Aquecimento Krav Maga

As aulas duram em torno de 60 minutos e começam com um aquecimento pesado que inclui corrida, pulos, flexões, abdominais, alongamento e etc. Após essa primeira parte, que dura cerca de 20 minutos, o instrutor demonstra a técnica para os alunos, que repetem em frente ao espelho.

Em seguida, formam-se duplas e os movimentos são praticados por diversas vezes até que os alunos consigam reproduzi-los corretamente.

Aula Krav Maga


FAIXAS

No processo pedagógico do aprendizado do Krav Maga, é utilizado um sistema de graduação por cores de faixas e em cada graduação encontramos diferentes exercícios com níveis gradativos de dificuldade.

Judo white belt.svg Faixa branca 6 meses
Judo yellow belt.svg Faixa amarela 12 meses
Judo orange belt.svg Faixa laranja 24 meses
Judo green belt.svg Faixa verde 36 meses
Judo blue belt.svg Faixa azul 48 meses
Judo brown belt.svg Faixa marrom (castanha) 60m ou +
Black belt 1st dan.svg 1º Dan 72m ou +
Black belt 2nd dan.svg 2º Dan 2anos 1o
Black belt 3rd dan.svg 3º Dan 3anos 2o
Black belt 4th dan.svg 4º Dan
Black belt 5th dan.svg 5º Dan
Judo red white belt.svg 6º ao 9º Dan
Judo red belt.svg *10º Dan

Obs.: período de passagem mínimo.


QUEM PODE PRATICAR

Qualquer pessoa pode praticar, o porte físico não tem importância. O Krav Maga foi criado para que qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou preparo físico possa aprender as suas técnicas e com pouco tempo de treino, consiga realizá-las em situação reais.
As leis da física são usadas para aumentar a potência de golpes; garantindo sua eficiência independente do tamanho do agressor.
Apesar de serem minoria, mulheres não só podem como devem praticar, pois as técnicas são extremamente eficientes na defesa contra estupros e roubos de bolsas.


BENEFÍCIOS

Entre os benefícios físicos estão: condicionamento físico, músculos tonificados, flexibilidade, postura, coordenação motora, consciência corporal, emagrecimento e melhora no sistema cardiovascular.

Mas não para por aí. A modalidade ainda proporciona benefícios psicológicos como:

  • Coragem: enfrentar obstáculos, não importando a sua dimensão;
  • Equilíbrio emocional: controlar as emoções, não permitindo que o medo impeça a ação;
  • Paciência: uma mudança de postura em relação a vida e a si próprio: acontece gradativamente, cada um ao seu tempo;
  • Respeito: respeitar a si próprio e ao próximo, até mesmo o inimigo.


FAMOSOS QUE PRATICAM

Muitos atores recorrem ao Krav Maga com o objetivo de se prepararem para cenas realistas de luta. Nomes como Angelina Jolie, Jennifer Lopez, Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Tom Cruise e Daniel Craig já passaram pelos tatames.

Jennifer Lopez treinando Krav Maga em cena de Enough
Jennifer Lopez treinando Krav Maga em cena de Enough

Gal Gadot - Krav Maga

Outro nome que não pode passar batido é o de Gal Gadot, mais conhecida como Mulher-Maravilha. A atriz israelense aprendeu Krav Maga quando serviu, por 2 anos, o exército de seu país. Habilidade que com certeza ajudou muito na conquista do papel da super-heroína.

Bruna Marquezine no Krav Maga

No Brasil, Bruna Marquezine treinou para viver Marizete em ‘I Love Paraisópolis’. Na trama, a personagem de Marquezine é expert na luta e usa as técnicas do Krav Magá para fazer a segurança de duas crianças.


MINHAS IMPRESSÕES

Sempre odiei atividades físicas e a única coisa que consigo fazer com regularidade é musculação. Nunca fui adepta de aulas em academias, mas desta vez estou amando! Saio com a sensação de que estou aprendendo algo realmente útil.

Estou praticando há mais ou menos um mês e meio. Nas primeiras vezes saía “acabada” e ficava dolorida por dias, porém, nas últimas aulas já notei uma melhora nesse sentido. O condicionamento também tem melhorado e, a cada aula, sinto que o aquecimento vai aos poucos ficando mais fácil de ser concluído. Mas acredito que o melhor benefício é a auto-confiança. Mesmo com meus 1,50m, percebi que tenho muito mais condições de me defender do que eu imaginava.

E é esse beneficio que tem me motivado. Ao contrário de outras aulas que muitas vezes fazemos contrariados para ficar em forma ou por questões de saúde, no Krav Maga você conquista tudo isso e ainda evolui em um conhecimento que pode te livrar de um estupro e até mesmo salvar sua vida.


ONDE PRATICAR

Aqui no ABC a modalidade é ensinada na Academia Tênis e Cia. e na ARISA (Associação Religiosa Israelita de Santo André), ambas pela Federação Sulamericana de Krav Maga. Se você não é da região, pode encontrar a academias credenciada mais próxima no site da federação.

Vale ressaltar que por se tratar de sua defesa, é essencial procurar profissionais qualificados, pois um treinamento inadequado pode dar ao aluno uma falsa sensação de segurança.

A formação dos instrutores exige extrema cautela e responsabilidade, pois é uma atuação profissional que envolve riscos de grandes proporções.

A Federação Sul-Americana, fundada pelo Mestre Kobi (aluno direto do criador da modalidade), é a única representante oficial no Brasil e é detentora da marca Krav Maga.

Academia Tênis&Cia

Rua São Francisco, 55 Valparaíso – Santo André – São Paulo
Tel: 4319-0855/ 7892-8918
teniscia@teniscia.com.br
www.teniscia.com.br

ARISA

R. Onze de Junho, 172 – Casa Branca, Santo André – SP, 09015-520
Telefone: (11) 4438-1568

fonte: FSAKM – Federação Sulamericana de Krav Maga; Wikipedia.



2 Comentários

  1. Giu,
    Amei te conhecer no evento da Awin. Essa defesa pessoal deve ser incrível.
    Já fiz karatê fui faixa laranja e amei, que dirá esse Krav.
    big beijos

    1. Oie! Eu tb! <3

      É sim. Nunca fiz karatê, mas tô amando o krav maga porque é mais voltado pra rua, pra situações do cotidiano, e não pra competições.

      Bjooo!

Deixe uma resposta